Cuide de si
Essa dica é bem fundamental e não à toa veio em primeiro. Pode parecer boba e não tão relacionada aos estudos, porém está sim, caro(a) estudante. Por cuidar de si, falamos aqui de 3 pontos: sono, alimentação e exercícios.
Estes são indispensáveis para ser produtivo(a) nos estudos e, bem, em qualquer outra coisa. Isso porque, quando em equilíbrio, eles nos ajudam a manter a motivação e a mente mais tranquila. Tira aquele tênis da sapateira e liga o fit dance!
Planeje seu dia
Quando o assunto é estudar, ter vontade nem sempre nos garante um dia produtivo. Nesse sentido, planejar seu dia te ajuda a organizar o tempo disponível e dividi-lo entre as tarefas existentes.
Para quem está estudando em casa, esta é uma ferramenta bem relevante. Portanto, invista em planilhas e caderninhos, e toda manhã (ou noite anterior) reserve um tempo para definir os objetivos do dia.
Tenha seu “templo” de estudos
A harmonização de ambientes é algo valorizado em diversas culturas. Quem nunca ouviu falar da prática chinesa do Feng Shui? Praticante ou não, o fato é que ter um local organizado e definido para nossos estudos faz toda a diferença.
Seja na sala ou no quarto, reserve um cantinho (sempre organizado) para deixar seus materiais. Isso irá te ajudar a criar uma “atmosfera de estudos” e a manter o foco!
Administre seu tempo
Desde meados do século XVIII, o relógio assumiu um papel fundamental em sociedades industriais: controlar o tempo. E no presente não é diferente. A ideia aqui é reconhecer isso, mas sem pirar, beleza?
Alguns métodos de estudos, tal como o Pomodoro, nos ajudam a adequar os estudos a essa dinâmica do tempo. Pode ser uma adição legal à sua rotina de estudos!
Fonte: https://blog.enem.com.br/