6 dicas para ajudar seu filho a perder o medo de matemática

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Conheça o método que valoriza o processo de aprendizagem e não o resultado, e vê os erros como parte importante desse processo.

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Seu filho fica apavorado só de pensar no dia da prova de matemática? Certamente ele não está sozinho. Um estudo feito com 2.700 crianças inglesas e italianas, de até seis anos, publicado no ano passado pelo Centro de Neurociência em Educação da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, mostrou que até mesmo os alunos com boa capacidade para a matemática apresentavam comportamentos de ansiedade no período de testes. Medo, raiva e até desespero caracterizam a chamada “ansiedade matemática”, que influencia diretamente nas emoções e na capacidade de desenvolvimento da criança em relação à disciplina.

E o pior é que isso cria um círculo vicioso, em que quanto mais ansiosa a criança fica, pior é sua capacidade com os números. Foi pensando em como tornar a disciplina mais atraente para os próprios filhos, Clara, 8, e André, 6, que a coordenadora pedagógica Ligia Zorzo, se tornou co-fundadora da Roda de Matemática. A proposta do método é que o professor se reúna com crianças de 5 a 12 anos em pequenos círculos para discutir desafios matemáticos diversos. “A ideia dos círculos é possibilitar que essas crianças experimentem um ambiente mais científico para explorar. O professor troca seu papel de ensinante pelo de provocador e observador ativo. Os erros são encarados como parte importante do processo e o aluno não é valorizado pela velocidade da resposta. Valorizamos o processo e não as respostas”, conta.

Ligia, que já achava o formato dos círculos de aprendizado encantadores, teve ainda mais certeza de que estariam no caminho certo ao se deparar com pesquisas recentes na área da educação, que reforçavam a ideia do método. “Conhecemos os trabalhos de duas grandes professoras e pesquisadoras da Universidade de Stanford: Carol Dweck, doutora em psicologia pela Universidade de Yale, e a britânica Jo Boaler, pesquisadora e professora de Matemática na Faculdade de Educação na Universidade de Stanford, que defendem que aprende-se tão melhor matemática quanto mais o ambiente for investigativo, participativo, livre de estereótipos”, conta.

Reforçar que todos são capazes de aprender, por mais difícil que isso pareça, e que os erros devem ser ressignificados e considerados grandes aliados do processo de aprendizagem é o grande diferencial da Roda de Matemática.

Abaixo, a especialista dá dicas para afastar o medo de matemática do seu filho:

Como ajudar a criança, na prática

·         Nunca diga às crianças que você também é ruim em matemática.
Isso transmite uma mensagem de que “ser ou não ser bom” na matéria é uma condição inata e que não há o que possamos fazer para mudar isso. O que não é verdade.

·         Desconstrua a ideia de que ser bom em alguma coisa é ser rápido e fazer sem esforço. Invés disso, incentive-a a amar os desafios, dando à ela a tranquilidade de que não será valorizadas não pela velocidade, mas sim pela profundidade e diversidade de seus pensamentos.

·         Ressignifique o erro! Ele é muito rico porque mostra que a criança está tentando aprender algo novo.

·         Repense os elogios. Em vez de elogiar a criança por condições teoricamente inatas, como ser brilhante, ser inteligente; troque por elogios relacionados à postura da criança, como esforço e persistência.

·         Transmita a ideia que aprender é um processo. E que, portanto, não compreender de primeira não quer dizer que a criança não será capaz de compreender profundamente aquele assunto.

·         Valorize o difícil. Mostre à criança que é fazendo coisas difíceis que realmente nos desenvolvemos. E é conseguindo solucionar um desafio difícil que descobrimos o prazer pela aprendizagem.

Fonte: revistacrescer.globo.com

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