Leitura e Releitura
A leitura atenta sempre é um bom caminho para a memorização. Durantes os estudos, faça uma pré-leitura separando o conteúdo em índices, tópicos e ideias principais. Depois, leia o texto com calma e depois releia, buscando dar mais atenção aos pontos mais relevantes.
Marcações
As marcações facilitam a memória e a fixação. Sublinhe, marque, note dúvidas e realce as ideias principais. Desta forma, você irá destacar pontos importantes do assunto que está estudando e isso ajudará no trabalho mental de memorização e fixação do conteúdo.
Recitação
Repetir a matéria, o texto ou seu resumo após a leitura, ou até mesmo “dar aula” para si próprio e se perguntar em voz alta podem ser excelentes técnicas para gravar o conteúdo. O que você não souber explicar ou responder, deve ser objeto de revisão.
Resumos ou Esquemas
Após estudar um livro, reveja os tópicos principais utilizando técnicas de fichamento do conteúdo que aprendeu. Peça para algum amigo ouvir você explicar e tentar repetir o conteúdo da ficha ou, ao menos, explique o tema após seu amigo ler cada tópico.
Gráficos e árvores
Os gráficos, fluxogramas ou mapas mentais são ótimas técnicas para fazer recordação a médio e longo prazo. Você deve inserir as informações básicas para que se faça a recordação no momento da revisão.
Questionários e debates
Existem técnicas de memorização que também podem ser praticadas em grupo. Você pode combinar com amigos de dividir a tarefa de preparar questionários e, desta forma, cada um pode preparar uma espécie de aula para apresentar ao outro, e ao final fazer perguntas sobre o assunto. Os debates, estimulados pelos questionários e problemas propostos, constituem um excelente instrumento de aprendizado.
Atividade Física e memorização
As atividades físicas estão diretamente relacionadas ao funcionamento de um maior número de funções cerebrais e a ativação de uma quantidade maior de neurônios. Realizar se exercitar durante os estudos (lecionar, fazer resumo, copiar, repetir em voz alta) ajuda a evitar a perda da concentração e também facilita na memorização e fixação.
Fonte: blog.enem.com.br