Área da saúde: conheça 5 cursos diferentes

Compartilhe esse conteúdo

Se você gosta de lidar com pessoas, preocupa-se em ajudar os outros, tem interesse em questões científicas e ainda curte as matérias da área de biológicas, as profissões da saúde podem ser uma boa para você! Veja aqui cinco graduações que vão além das tradicionais Medicina, Odontologia e Enfermagem.

1 – Gerontologia

Elderly woman is assisted by nurse at home

No mundo todo, as pessoas estão vivendo mais. Esse fato abre oportunidades para quem estuda o processo de envelhecimento com o objetivo de atender às necessidades físicas, emocionais e sociais dos idosos.

O gerontólogo integra equipes multidisciplinares, com médicos e fisioterapeutas, por exemplo, em hospitais e clínicas geriátricas para fazer uma avaliação ampla do idoso e do seu contexto social. Também pode trabalhar na elaboração de políticas públicas para essa população, relacionadas à saúde, à cultura, à educação e ao lazer.

Entre os conteúdos estudados estão as bases biológicas do envelhecimento; saúde e envelhecimento; fundamentos de psicologia para gerontologia; envelhecimento, cultura e sociedade; e gestão em Gerontologia.

2 – Naturologia

Relaxed woman at spa

Se você tem um perfil mais alternativo, pode se interessar por esse curso. O profissional formado em Naturologia utiliza técnicas e terapias naturais no tratamento de doenças ou distúrbios físicos e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Entre as terapias utilizadas estão aromaterapia (uso de óleos), fitoterapia (tratamento à base de plantas), geoterapia (massagem térmica com pedras e cristais), hidroterapia (tratamento à base de água), acupuntura e reflexologia.

Clínicas, spas, hotéis e resorts são os principais empregadores do naturólogo.

3 – Obstetrícia

obstetrícia

Acompanhar da gestação aos primeiros dias do bebê, oferecendo suporte à mãe e à criança, de modo a garantir as melhores condições para o parto e a qualidade de vida da nova família. Essa é a função desse profissional, que atua em unidades básicas de saúde, maternidades, hospitais e clínicas – e também como autônomo.

Orientar sobre amamentação, métodos contraceptivos, adaptação da criança e planejamento familiar fazem parte da rotina do profissional.

Durante a graduação, os alunos estudam matérias da área de biológicas, como bioquímica e genética, e outras mais específicas, como assistência à mulher no período reprodutivo e desenvolvimento fetal.

4 – Quiropraxia

Como resolver aquela dor nas costas que insiste em não passar? O quiropraxista talvez tenha a resposta! Ele é o profissional que trata e previne doenças dos sistemas nervoso, muscular e esquelético por meio de terapia manual, principalmente manipulação das articulações.

Ele trata, por exemplo, de hérnia de disco, alteração na postura e até dor de cabeça. Em alguns casos, pode trabalhar em parceria com fisioterapeutas e encaminhar o paciente para um médico.

O quiropraxista atua em consultórios particulares, clínicas, clubes esportivos, academias e empresas – na prevenção e cuidado de doenças ocupacionais.

5 – Saúde Coletiva

saúde-coletiva

Está aqui uma profissão que é da área de saúde, mas que também tem uma grande dose de Administração!

O bacharel em Saúde Coletiva planeja, executa e supervisiona as políticas de saúde de órgãos públicos e privados – como prevenção e controle de doenças, campanhas de vacinação e antitabagismo, promoção da saúde da mulher etc. Também pode atuar na administração e gestão de unidades de saúde, hospitais e clínicas. Outra opção é a área de vigilância sanitária, em que vai coordenar ações para eliminar ou prevenir riscos à saúde da população causados por problemas sanitários ou ambientais.

Biologia, epidemiologia, ciências humanas e política e gestão em saúde são alguns dos conteúdos estudados.

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Inscreva-se para receber nossos informativos

Receba atualizações sobre as melhores práticas na gestão bovina.

Mais informativos

5 dicas para melhorar sua leitura

Confira cinco dicas que melhorarão sua leitura e compreensãoÉ fato que diversas vezes desistimos de fazer a leitura de um livro ou um texto,por não