O vestibular é um momento único, importante e transformador na vida de um jovem. O período que o antecede pode causar um sentimento de ansiedade profunda, o que exige dos pais cuidados especiais para manter a motivação dos filhos elevada.
Não existe uma fórmula mágica para lidar com os sentimentos variados que os filhos carregam diante da situação de desafio, mas o total apoio e compreensão da família pode torná-los mais confiantes e preparados para enfrentar a maratona das provas.
Muitos pais desejam que os filhos sigam uma rotina de estudos baseada em suas próprias experiências, conquistas e percepções.
Porém, esse pode ser um caminho de insucesso, pois as reações e o cenário são diferentes e divergentes dentro de um mesmo contexto.
É preciso conceder liberdade, ainda que vigiada, para que os filhos sintam que o sucesso ao final da prova depende de planejamento, esforço e responsabilidade ao longo de todo processo, e que os pais funcionam sim como alicerce, mas não podem lhes garantir o bom êxito.
Neste post vamos ajudá-lo a entender melhor o papel a ser desempenhado na rotina de estudo dos seus filhos para que eles se sintam confortados e seguros para, assim, alcançar um resultado positivo. Confira!
Acompanhe a rotina de estudos
Mesmo que você tenha um trabalho diário com carga horária estendida e responsabilidades pesadas, não deixe de acompanhar a rotina de estudos de seu filho e verificar o conteúdo e o tempo de dedicação a cada um deles.
O aprendizado e a apropriação de conteúdos requer constância em doses diárias de estudos, mas não deve se dar por uma absorção intensa, pois há risco de o conteúdo não ser fixado de maneira eficaz.
Horas ininterruptas de estudos sem programação e intervalos costumam causar fadiga mental, o que compromete os resultados.
A família deve estar atenta, portanto, para garantir uma rotina diária intensa e saudável de estudos, e também para incentivar em algum momento da semana a possibilidade de o filho estar com amigos, ir ao cinema, estar ao ar livre, praticar regularmente algum esporte ou caminhar.
Auxilie na criação de um cronograma na reta final
Quando os dias se aproximam do calendário das provas, a reta final de estudos pressupõe que tudo já tenha sido lido, estudado e possa ser revisitado de forma mais dinâmica.
Assim, um bom cronograma de estudos deve ser equilibrado e contemplar a distribuição de conteúdos entre os horários disponíveis.
A alternância pode proporcionar além de alguma leveza nos estudos e melhoria significativa no aprendizado, um ganho de confiança e tranquilidade à medida que a meta vai sendo cumprida.
Também é preciso que tanto você quanto o vestibulando saibam que intercalar momentos de lazer nesse cronograma descansa a mente e o corpo para combater o estresse e retomar a jornada de forma eficiente.
Proporcione uma boa alimentação
Ao contrário do que comumente se imagina, estudar consome muita energia. É preciso garantir refeições nutritivas, equilibradas e introduzir na alimentação dos seus filhos alimentos ricos em vitaminas que estimulam a memória e o aprendizado.
Na reta final, lanches leves, cuidados extras com a hidratação e alimentos saudáveis proporcionam boas noites de sono, favorecendo o bem-estar de maneira geral e o frescor da mente no dia seguinte.
Motive e demonstre confiança
Manter-se otimista transfere para os filhos a confiança de que eles precisam para enfrentar as dificuldades antes, durante e depois das provas de vestibular.
A postura positiva diante da vida deve ser contagiante. Isso faz com que os filhos entendam as dificuldades apenas como obstáculos a serem transpostos.
O apoio emocional não só incentiva como fortalece os laços familiares. Com isso, os filhos passam a desejar ser motivo de orgulho para os pais e se dedicam com mais intensidade aos estudos.
Evite cobranças e pressão
A prova de vestibular já é, por si só, uma cobrança forte na vida de um jovem. Portanto, evite pressionar para um resultado positivo.
Permita que seus filhos respirem com tranquilidade e deem o melhor que podem de si mesmos.
Cabe à família demonstrar que se importa e o quanto todos estão orgulhos dos filhos pela garra, coragem e dedicação, independentemente do resultado. Em um misto de emoções, eles se sentirão amados e acolhidos.
Isso porque, como você pode perceber, o vestibular tem particularidades e complexidades que só um jovem consegue captar no seu tempo de preparação.
Cada um enxergará as dificuldades conforme avançam, intensificam os estudos e vão se aproximando do grande dia.
Fonte: escoladainteligencia.com.br