Confira algumas dicas de planejamento a partir do adiamento do ENEM para janeiro de 2021
Os meses de julho e agosto costumam ser marcados por algumas semanas de recesso e descanso dos estudos. Esse respiro no meio da preparação para os vestibulares, além de servir como um refúgio para o descanso, também é um importante momento para planejar o segundo semestre e a reta final para as provas. Com o adiamento do ENEM para janeiro de 2021, esse planejamento torna-se ainda mais fundamental.
As novas datas para o exame acabaram criando um tempo extra para reorganizar os estudos. Nesse momento, é importante que você estabeleça metas concretas de preparação para não chegar no final do ano e se perder nos estudos na véspera do ENEM.
O primeiro ponto importante a se considerar é a oportunidade de tirar o atraso. Com esses dois meses (mais ou menos) a mais para se preparar, uma alternativa a se considerar para aproveitar esse período por agora é recuperar o atraso refente às matérias de maneira geral. Veja quais assuntos você está mais para trás no cronograma e atualize-os para que não seja necessário espremer o segundo semestre com o acúmulo de matérias.
Caso o atraso já esteja recuperado, vale a pena também considerar a revisão de conteúdos. Com o ritmo intenso de preparação para os vestibulares, algumas matérias importantes que são vistas no início do ano podem acabar sendo esquecidas com o passar da preparação. Logo, utilizar esse momento para revê-las também é benéfico para a consolidação da aprendizagem até o ENEM.
Nesse momento, também é importante traçar um projeto para a reta final de preparação. Por agora, analise e veja o que pretende e o que gostaria de fazer nas vésperas do ENEM. Muitos estudantes optam por uma revisão geral, logo, nesse caso, você precisa planejar em que mês mais à frente você gostaria de fechar a matéria por completo para aproveitar o mês de janeiro como exclusivo para revisões.
Fonte: https://blog.enem.com.br/