Dicas de redação: uso do hífen

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Conheça as principais regras de aplicação do hífen.

hifen
Dominar a norma padrão da língua portuguesa é essencial não só para estabelecer uma boa comunicação, mas também para escrever bons textos e conquistar novas oportunidades profissionais e acadêmicas. No entanto, uma questão que poucos têm domínio completo é sobre como usar o hífen e para que ele serve. Pensando nisso, o QG elaborou uma matéria com tudo que você precisar saber sobre esse sinal de pontuação, para não dar mole na redação do ENEM. Confira!  

O QUE É?  

O hífen é um sinal diacrônico de pontuação que tem como função a união de substantivos compostos, união de pronomes à verbos e translineação.  

REGRAS  

1ª regra: De acordo com a ortografia brasileira, não se emprega hífen quando o prefixo termina por uma vogal, e a segunda palavra inicia por uma vogal diferente.  

Exemplos: autoajuda, semiárido, neoliberalismo, contraindicação  

2ª regra: Apesar de não usarmos hífen quando temos uma vogal precedida de uma vogal diferente, como dito acima, palavras em que o segundo elemento começa por “h”, recebem o acento.  

Exemplos: anti-herói, anti-higiênico, contra-habitual, extra-hospitalar  

3ª regra: Palavras formadas por derivação prefixal, cujo prefixo termina por uma vogal e o segundo elemento inicia-se pela mesma vogal, recebem hífen. 

Exemplos: micro-ondas, anti-inflamatório, micro-organismo, contra-ataque 

Ademais, usa-se hífen nos seguintes casos: 

Palavras referentes a espécies botânicas e zoológicas. 

Exemplos: mico-leão-dourado, onça-pintada, tamanduá-bandeira, erva-doce 

Palavras com advérbios bem e mal 

Exemplos: mal-estar, bom-humor, mau-humor  

Não utilizamos hífen no seguinte caso:  

Palavras compostas por justaposição quando já não temos noção da composição 

Exemplos: girassol, paraquedas, madressilva 

Por fim, embora com muitas regrinhas, uma boa dica para fixá-las é manter um hábito de leitura e estar constantemente treinando sua escrita!   

Fonte: https://blog.enem.com.br/

Inscreva-se para receber nossos informativos

Receba atualizações sobre as melhores práticas na gestão bovina.

Mais informativos

5 dicas para produzir uma redação nota 1000

Não é novidade que a redação do Enem é fundamental para a sua nota final no Exame, certo? Afinal, ela compõe 20% da pontuação total, o que quer dizer que é muito importante que você se saia bem nessa etapa para conseguir o curso dos seus sonhos.Porém,

5 dicas para melhorar sua leitura

Confira cinco dicas que melhorarão sua leitura e compreensãoÉ fato que diversas vezes desistimos de fazer a leitura de um livro ou um texto,por não conseguirmos entender e extrair as ideias principais. Isso também ocorre em diversas situações nos vestibulares, já que também acabamos errando diversos exercícios