Chegar atrasado para uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) significa a desclassificação do candidato. Neste ano, os portões de acesso às salas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, pelo horário de Brasília. As provas serão entregues aos candidatos às 13h30.
O G1 listou quatro dicas para você se organizar e não se atrasar para as provas . Confira abaixo:
– Faça o trajeto antes
Aproveite estes últimos dias e faça o trajeto até o local de provas. Veja como você vai fazer para chegar: caminhando, dirigindo, de táxi, metrô, ônibus ou carona, e quanto tempo vai demorar para chegar. Lembre-se que aos sábados e domingos, o transporte público é afetado e pode ser que haja menos opções de carros e horários.
– Ciclofaixas e interdições temporárias
Algumas cidades, como São Paulo, possuem ciclofaixas temporárias que funcionam aos finais de semana. Também há locais que são interditados para motoristas e podem ser usados exclusivamente por pedestres – caso recente da Avenida Paulista que passou a ser interditada para carros aos domingos. Essas mudanças alteram o trânsito na região. Por isso, é importante se planejar e sair mais cedo se elas se estiverem no caminho.
– Evite baladas e não durma tarde
Nas vésperas das provas é fundamental descansar e alimentar bem. É o momento de dispensar festas e baladas, se concentrar, respirar, e dormir cedo para não perder a hora. Também não vale a pena passar a noite em claro estudando. O Enem é uma prova longa, que exige resistência e você precisa estar descansado. Não deixe para sair de casa em cima da hora.
– Fique atento ao horário de verão
O horário de fechamentos dos portões pode variar de acordo com o estado, por conta do horário de verão, e nem sempre é o mesmo do horário de Brasília.
Fonte:http://g1.globo.com