Estudar em casa: saiba como se programar

Compartilhe esse conteúdo

260931-como-a-pratica-de-estudar-em-casa-pode-garantir-o-seu-sucesso

Crie um ambiente adequado

Tenha um local exclusivo para estudar, sem barulho nem gente passando para conversar e te distrair. Além disso, se esforce para manter a mesa organizada e seus materiais de consulta em ordem. Ah, e certifique-se de que o seu ambiente de estudo tenha acesso estável à internet, para ver videoaulas e consultar os materiais!

Organize os horários

Para estudar em casa, é muito importante ter um cronograma diário e semanal de estudos. Você não depende dos professores e nem de uma escola, mas isso não quer dizer que está livre para fazer o que quiser, quando quiser!

É preciso criar uma rotina de estudos que não seja impactada pelos seus afazeres diários. Além disso, defina suas prioridades, alternando matérias fáceis e difíceis para não perder a motivação. E não fique até tarde estudando! Planeje-se para estudar nos horários estabelecidos e produtivamente.

Fique longe de distrações

Quando você está estudando na internet, é difícil resistir à tentação de abrir o Facebook por cinco minutinhos, mas esse é um hábito muito prejudicial aos estudos, pois você perde o foco e se distrai com tanta informação desnecessária.

Além disso, desligue o celular ou deixe-o no modo avião, porque qualquer barulho de notificações também causa muita distração. Não vale abrir o WhatsApp no computador, hein!

Tenha metas

Ao definir seus objetivos diários, seja realista. Não adianta tentar ver 10 videoaulas em uma hora ou fazer 50 exercícios em 20 minutos, porque você não vai conseguir cumprir suas metas e vai se sentir desmotivado. Portanto, conheça sua capacidade e estude de acordo com ela; tente superar suas metas, mas não as torne impossíveis.

Planeje-se para os imprevistos

É preciso contar com o inesperado e se preparar para quaisquer interferências. Portanto, baixe os materiais no computador, de modo que você ainda possa consultar suas apostilas se a internet cair. Do mesmo modo, faça anotações, para rever o caderno se ficar sem luz. Seja flexível e se adapte, dentro das suas possibilidades!

Descanse

Um dos maiores mitos inventados por quem não conseguiu passar no vestibular é o de que é necessário estudar ininterruptamente por várias horas. Fala sério! Se você quer ter um colapso mental, essa é a receita perfeita. É preciso descansar, aliviar o cérebro, dar um tempo e depois rever a matéria, para ajudar na fixação.

Na hora do descanso (que deve estar incluso na sua rotina de estudos!), fique longe das redes sociais e da televisão. Vá ao banheiro, faça alongamentos, se alimente e beba bastante água para se hidratar. Se precisar, dê uma volta para mudar de ambiente e se distrair. Nos fins de semana, não tem problema diminuir um pouco o ritmo, em prol da sua saúde mental!

Fonte: blog.enem.com.br

Inscreva-se para receber nossos informativos

Receba atualizações sobre as melhores práticas na gestão bovina.

Mais informativos

5 dicas para melhorar sua leitura

Confira cinco dicas que melhorarão sua leitura e compreensãoÉ fato que diversas vezes desistimos de fazer a leitura de um livro ou um texto,por não