Assinar
Educação para Vencer. Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio com Pré-Vestibular e ENEM

Filmes que podem incentivar a leitura

Incentivar os filhos a lerem mais pode ser um trabalho árduo em muitas famílias, mas é necessário. Para a psicóloga especialista em crianças e adolescentes Ceres Alves de Araújo, quanto mais crianças e jovens lerem, melhor. Mesmo aqueles best-sellers com vocabulário um pouco pobre e conteúdo cheio de clichês são uma boa opção. “Não importa se o texto não é tão bom. Também nesses casos, a leitura ajuda a desenvolver o raciocínio crítico”, diz a especialista.

O psicólogo e terapeuta familiar João David Cavallazzi Mendonça concorda. “É mais fácil descobrir a literatura através de Harry Potter do que de Machado de Assis. Os adolescentes precisam de um caminho acessível. Sherlock Holmes, por exemplo, é cheio de curiosidades. Nem toda literatura precisa ser séria demais”, comenta. De acordo com João David, principalmente na adolescência, período em que se constrói a própria identidade, ler é uma ótima atividade.

Se o seu filho não demonstra interesse pela leitura, dê o exemplo. O incentivo dos pais, oferecendo opções de livros ou mesmo praticando a leitura na frente dos filhos, é crucial. Além disso, os pais também podem apresentar o mundo literário aos filhos de uma forma mais criativa: através dos filmes. Confira uma lista com 17 obras que se tornaram filmes e podem ajudar nessa tarefa.

hp-harry-potter-34907716-1280-800

Harry Potter

Harry Potter é uma série de sete romances de fantasia escrita pela autora britânica J. K. Rowling. A série narra as aventuras de um jovem bruxo, Harry James Potter, o personagem-título, e seus amigos Ronald Weasley e Hermione Granger, os quais são alunos daEscola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O arco de história principal diz respeito a busca de Harry para superar o bruxo das trevas Lord Voldemort, que pretende tornar-se imortal, conquistar o mundo dos bruxos, subjugar as pessoas não-mágicas e destruir todos aqueles que estão em seu caminho, especialmente Harry Potter.

Jogos-Vorazes-A-Esperança-O-Final

Jogos Vorazes

A história é estabelecida em um período distópico pós-apocalíptico na nação de Panem, onde garotos e garotas de 12 a 18 anos devem participar dos Hunger Games, um evento anual televisionado na qual os “tributos” precisam lutar até a morte até que sobre apenas um, que é coroado vencedor. Katniss Everdeen se voluntaria para tomar o lugar de sua irmã mais nova nos jogos. Ao lado de seu parceiro masculino do seu distrito, Peeta Mellark , Katniss viaja à Capital para treinar para o evento com a ajuda de Haymitch Abernathy , que já venceu o Hunger Games uma vez.

WBr3ammdcngNo7Z9DgP4QyJAvns-3QSBW2riLGaSiAG

O Senhor dos Anéis

É uma trilogia cinematográfica dirigida por Peter Jackson com base na obra-prima homónima de J.R.R. Tolkien. Um Anel, é o elemento central da saga, ou estória de uma antiguidade remota da Inglaterra, onde em rúnico pode ler-se: “Um Anel para todos governar, Um Anel para encontrá-los, Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los”. Palavras em contínuo tanto na parte de dentro do anel, como na parte externa do anel, isso se apresenta no início do livro, na apresentação da trilogia, no original em primeira edição em Inglês, onde os vilões pelo próprio porte do anel se auto – destroem.

asvantagens

As Vantagens de Ser Invisível

Na trama de As Vantagens de Ser Invisível, um garoto de 15 anos, Charlie, entra num colégio enquanto se recupera de uma depressão, que lhe rendeu tendências suicidas, e da perda de seu único amigo. No colégio, porém, começa sua jornada de socialização, de crescimento e recuperação com a inadvertida ajuda de dois veteranos, Patrick e Sam, que o recebem em seu mundinho à parte dos populares da escola.

WAR_SH2_MatEspecial_170x1401

Sherlock Holmes 

O filme é inspirado na figura de Sherlock Holmes, famoso personagem de Arthur Conan Doyle.

3079780.jpg-r_x_600-f_jpg-q_x-xxyxx

O Diário da Princesa

É uma série de onze livros românticos jovem-adultos escritos por Meg Cabot, publicados a partir de 2000 e terminados em 2015. O filme foi adaptado para o cinema em 2001, tendo Anne Hathaway, como Mia Thermopolis, e Julie Andrews, como Clarisse, no elenco.

Reboot-as-crônicas-de-nárnia

As Crônicas de Nárnia:

É uma série de sete livros de fantasia, escrita pelo autor irlandês C. S. Lewis. É a obra mais conhecida de Lewis, sendo a série considerada um clássico da literatura, tendo vendido mais de 120 milhões de cópias mundialmente[1] [2] , figurando como uma das obras literárias mais bem sucedidas e conhecidas de todos os tempos, traduzida em 41 idiomas. Escrito por Lewis entre 1949 e 1954, as Crônicas de Nárnia foram adaptadas diversas vezes, inteiramente ou parcialmente, para a rádio, televisão, teatro e cinema. Além dos tradicionais temas cristãos, a série usa caracteres da mitologia grega e nórdica, bem como os tradicionais contos de fadas.

why-i-believe-percy-jackson-deserves-more-recognition-333992

Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Percy Jackson é uma série cinematográfica estadunidense, baseada na série literária homônima escrita pelo autor Rick Riordan. Um adolescente de dezesseis anos, descobre que é filho de Poseidon, deus dos mares, e é levado ao Acampamento Meio-Sangue, um local de treinamento para semideuses. Quando a mãe de Percy é raptada por Hades, e Percy é acusado de roubar o raio-mestre de Zeus, ele e seus amigos embarcam em uma missão para resgatar sua mãe do Mundo Inferior, tendo que antes, passar por toda aAmérica do Norte a fim de encontrar as pérolas de Perséfone e provar que Percy não é o Ladrão de Raios.

Filme

Guia do Mochileiro das Galáxias

Arthur Dent (Martin Freeman) é um homem normal, que está tendo um péssimo dia. Após saber que sua casa está prestes a ser demolida, Arthur descobre que Ford Prefect (Mos Def), seu melhor amigo, é um extra-terrestre e, para completar, fica sabendo que a Terra está prestes a ser destruída para que se possa construir uma nova auto-estrada hiperespacial. Sem ter o que fazer para evitar a destruição de seu planeta, Arthur só tem uma saída: pegar carona em uma nave espacial que está de passagem. Ele passa então a conhecer o universo, sendo que tudo o que precisa saber sobre sua nova vida está contido em um valioso livro: o Guia do Mochileiro das Galáxias.

Fonte: http://delas.ig.com.br