Conhecer nosso patrimônio ambiental possibilita uma tomada de consciência diante do grande desafio que a modernidade nos impõe: melhorar a qualidade de vida sem destruir a natureza. As turmas do 7º ano do Colégio Anchieta/Objetivo realizaram no último dia 23 de março um passeio/estudo ao Monte Pascoal com o objetivo de conhecer um pouco mais das nossas riquezas naturais e as origens da nossa história. Durante o passeio puderam entrar em contato com nossas raízes históricas e culturais e conheceram um pouco da trajetória da etnia Pataxó desde os tempos da chegada dos portugueses ao Brasil em 1500.
Considerada uma das mais importantes unidades de conservação integral do sul da Bahia, o Parque Nacional do Monte Pascoal, localizado no sul da Bahia foi a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral em 1500. Região habitada por grupos da etnia Pataxó, é hoje administrado pela FUNAI e pelos grupos residentes na área.
Possui vasta vegetação e fauna que chamam a atenção pela presença de grandes predadores, além de outros grandes mamíferos ameaçados nas florestas do sul da Bahia.
“Gostei muito da viagem, tinha paisagens muito bonitas. Vi muitos animais como macacos, bicho-pau, entre outros. O mais legal foi subir o monte (1.700 metros), dava até para ver o mar. O interessante é que a maioria das árvores, tinha mais de 500 anos! Amei a viagem e queria mais”, afirmou a aluna Bruna Jovêncio Fabres, do 7º ano.
Gabriel de Matos, do 7º ano, adorou o passeio e disse que foi “muito legal, pois me diverti muito e aprendi coisas novas e também fiz novos amigos.”
E segundo Roberta, aluna do 7º ano o passeio foi “super legal e seguro. Aprendi muito com guias sobre a cultura indígena e sobre toda a história. E como sou novata, fiz novos amigos. Espero que tenha mais, adorei!”
Além de viver de perto uma experiência única com as diversas espécies nativas da região extremo sul da Bahia, os estudantes puderam desfrutar de momentos incríveis em contato com a natureza preservada.
Deusira Nunes Di Lauro Dias – Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental II