Assinar
Educação para Vencer. Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio com Pré-Vestibular e ENEM

Quando a criança deve entrar na escola?

crianc3a7a-se-despedindo-para-entrar-na-escola

Quando acontece: Por lei, a criança deve frequentar as aulas a partir dos 4 anos, mas, o recomendado por especialistas é por volta de 2 anos e meio.

Como estimular: Faça uma boa adaptação, que dura cerca de uma semana e é gradativa, aumentando o tempo longe do seu filho. Controle a ansiedade, lembrando-se de que a criança absorve a insegurança dos pais. Na prática, ela pode chorar muito até você ir embora e, logo depois, brincar normalmente com os colegas.

Desafios: Algumas crianças sofrem com a entrada na escola e prolongam a fase de adaptação. É a própria equipe de coordenadores que costuma sinalizar quando há problema. Pode até ser o caso de conversar com um especialista e fazer uma avaliação das funções visuais, auditivas e perceptivas do aluno.

Como superar: Estimule seu filho a falar sobre o dia e as atividades, demonstrando interesse. Se ele tiver alguma disfunção cognitiva ou física, compartilhe o diagnóstico e os cuidados necessários com a escola, que acompanhará o processo de tratamento e dará suporte no dia a dia.

Fonte: http://revistacrescer.globo.com