Volta às aulas: não faça tudo pelo seu filho. Delegue!

Compartilhe esse conteúdo

Incentivar os filhos a participarem da rotina de volta às aulas torna o dia a dia menos estressante para os pais e contribui para o desenvolvimento das crianças.

volta_as_aulas

Se na volta às aulas sua rotina parece ficar ainda mais puxada, está na hora de rever algumas tarefas. É o que sugere a especialista em desenvolvimento infantil Deborah Gilboa. Em entrevista ao site americano Today, a especialista disse que delegar mais tarefas às crianças ajuda a reduzir o estresse e incentiva-as a se envolverem ainda mais com o novo semestre letivo. “Quando envolvemos nossos filhos na preparação para a escola, nós os ajudamos a assumir mais responsabilidades por seu próprio aprendizado e educação no ano letivo que se inicia”, pontua. Segundo ela, quando as crianças são mais envolvidas nas tarefas diárias relacionadas à rotina escolar – como montar a lancheira, arrumar a roupa, etc., elas ficam mais preparadas para o retorno às aulas.

A especialista em desenvolvimento infantil preparou um guia, de acordo com a idade da criança, mostrando de que maneira elas podem fazer sua parte. Veja abaixo:

Pré-escola/Jardim de infância
Na faixa etária de 4 a 6 anos, as crianças podem ajudar a organizar os materiais escolares que serão reutilizados, montar e desmontar a mochila.Vestir-se sozinhos e escovar os dentes (com supervisão, claro) também são tarefas que as crianças nessa faixa etária podem começar a fazer.

Ensino Fundamental
A partir dos 6 anos é possível que os filhos ajudem a preparar o próprio almoço, organizar as roupas que já foram usadas, colocando-as no cesto de roupas sujas, e guardar as que estão limpas. Crianças dessa idade também podem ajudar a etiquetar o material escolar e combinar a programação de tempo livre com os amigos (sempre com autorização dos pais).

Para os mais velhos
A partir dos 8 ou 9 anos, Gilboa diz que os alunos já podem pesquisar preços de materiais escolares pedidos pelos professores (em uma papelaria próxima à escola, por exemplo) e lidar com questões de dinheiro na cantina escolar, por exemplo. Estipular uma quantia é uma boa pedida para ensinar um pouco sobre educação financeira: “Diga: ‘Temos uma quantidade X de dinheiro para gastar em roupas de escola. Faça uma lista do que você gostaria’. Peça-lhes também que criem uma lista de alimentos que desejam para os almoços e lanches. Ensinando-os como esses produtos devem ser armazenados em casa e quais os horários em que devem ser consumidos.

Fonte: revistacrescer.globo.com

Inscreva-se para receber nossos informativos

Receba atualizações sobre as melhores práticas na gestão bovina.

Mais informativos

5 dicas para melhorar sua leitura

Confira cinco dicas que melhorarão sua leitura e compreensãoÉ fato que diversas vezes desistimos de fazer a leitura de um livro ou um texto,por não