Como revisar Linguagens e Redação para o Enem

Compartilhe esse conteúdo

Veja quais conteúdos você deve priorizar na etapa final de estudo.

O fim de semana mais importante do ano para muita gente está batendo à porta. Nos dias 5 e 6 de novembro, mais de oito milhões de estudantes farão o Enem, que dá acesso à maior parte das universidades do país. Se você está preocupado com a quantidade de conteúdo que precisa revisar (afinal, 180 questões e uma redação não é pouca coisa!), veja as recomendações do Guia do Extudante, para você se preparar bem na reta final.

istock_95623867_medium

PORTUGUÊS E LITERATURA

Temas que mais caem
Interpretação de textos (inclusive de gráficos, infográficos e figuras)
Literatura e arte (especialmente Romantismo, Realismo e Modernismo)
Gêneros textuais e suas características (compreender a função social do texto)
Variantes linguísticas e norma culta
Conhecimento de ambiguidade e classes de palavras

Como são as questões

As provas de Linguagens são muito extensas, com textos muito longos e exigência de habilidades de interpretação ainda maiores do que nas outras disciplinas. “É preciso ler os enunciados e as alternativas com atenção, buscando fazer as possíveis conexões. Muitas vezes a resposta pode ser encontrada no enunciado, que é um texto longo e, por vezes, cansativo”, explica a professora Beatriz Fam.

Dentre os temas mais cobrados, sob os quais a prova é feita, estão “marginalidade feminina, o jovem no mercado de trabalho, a comunicação mediada pelos meio eletrônicos, cultura e cidadania, a influência da mídia e outros”, explica a professora Elaine Silva.

Como estudar na reta final e apostas para o exame

“O aluno deve tomar conhecimento dos principais movimentos artísticos e literários, cobrados com maior profundidade a cada edição do exame. Também não podemos esquecer das questões de tecnologias da informação e educação física, que muitas vezes ajudam a garantir um bom desempenho nesta avaliação”, explica a professora Beatriz.

Para Elaine Silva, a preparação do aluno na reta final deve envolver quatro diretrizes:

1. Compreender o que é exigido em termos de competências de cada área para a realização do exame do Enem
2. Traçar um cronograma, sem perder o ritmo
3. Fazer uma revisão dos conteúdos que têm mais dificuldade
4. Realizar as provas anteriores do Enem, se possível, no mesmo tempo de aplicação do exame (4h30 ou 5h30)

REDAÇÃO

A redação do Enem exige o formato dissertação, o que significa que se trata de um texto argumentativo, que pede que o autor desenvolva uma ideia, um problema ou um questionamento com uma consideração final que deve estar de acordo com os argumentos expostos. Além disso, é importante ter claro a estrutura do texto, que tem parâmetros bem definidos.

“No último mês antes da prova, o aluno precisa se inteirar dos possíveis temas da redação, que é a parte mais significativa e importante do Enem. Ele quase sempre apresenta uma palavra que direciona a tese do aluno, como em 2015, em que o tema não foi ‘violência contra a mulher’, mas sim ‘a persistência da violência contra a mulher’”, esclarece a professora Beatriz Fam.

http://guiadoestudante.abril.com.br/

 

Inscreva-se para receber nossos informativos

Receba atualizações sobre as melhores práticas na gestão bovina.

Mais informativos

5 dicas para melhorar sua leitura

Confira cinco dicas que melhorarão sua leitura e compreensãoÉ fato que diversas vezes desistimos de fazer a leitura de um livro ou um texto,por não