Assinar
Educação para Vencer. Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio com Pré-Vestibular e ENEM

Filmes que são inspirados em livros clássicos, e você nem imaginava

Já sabemos que muitos filmes são adaptações de obras literárias, mas a origem de alguns pode surpreender você.

Já disse Lavoisier: nada se cria, tudo se transforma. Já sabemos que muitos filmes são adaptações de obras literárias, mas a origem de alguns pode surpreender você. Veja 8 filmes populares que você não imaginava que são inspirados em livros clássicos.

10tgs1

10 coisas que eu odeio em você (1999)

O clássico adolescente foi inspirado na obra ‘A megera domada’, de William Shakespeare, peça escrita em torno de 1590. A trama de Shakespeare é basicamente a mesma do filme: A jovem Bianca está apaixonada, mas não pode se casar antes de sua arredia irmã mais velha, Catarina. O namorado de Bianca, então, decide contratar um pretendente para conquistar Catarina.

o-di-C3-A1rio-de-bridget-jones

O diário de Bridget Jones (2001)

O longa é adaptado do livro-homônimo de Helen Fielding. A trama é livremente inspirada em ‘Orgulho e preconceito’, de Jane Austen, publicado em 1813. Com exceção do personagem de Bridget, muito diferente da protagonista do livro, Elizabeth, o enredo é bastante parecido – inclusive, o interesse romântico das duas têm o mesmo sobrenome, Darcy.

Shes-the-Man-film-review1 (1)

Ela é o cara (2006)

No filme, Viola se faz passar pelo irmão gêmeo, Sebastian, para conseguir jogar futebol no time masculino. Na história original, Noite de Reis, de William Shakespeare, a moça se separa do irmão durante um naufrágio e se finge de homem para conseguir ajuda.

clueless

As patricinhas de Beverly Hills (1995)

Essa pode surpreender muita gente: As patricinhas de Beverly Hills é uma releitura bastante fiel do livro ‘Emma’, de Jane Austen, publicado em 1815. A rica e mimada Cher é idêntica à protagonista Emma, que adora formar casais entre os amigos.

poster

Rei Leão (1994)

Mais um do legado de Shakespeare. Talvez o maior clássico da Disney, Rei Leão é inspirado em ‘Hamlet’. A história de Simba, que teve o pai, Mufasa, morto a mando do irmão Scar, é muito semelhante à do príncipe dinamarquês Hamlet, que busca vingança contra o tio por roubar o trono.

1390992362682.cached

Ela é demais (1999)

Zack, um atleta popular em sua escola, disputa com os amigos que consegue transformar a garota nerd e rejeitada, Laney, em uma mulher linda. Transportando para a obra de George Bernard Shaw, ‘Pigmaleão’, de 1913, Zack se torna Henry Higgins, professor culto, que promete transformar a pobre vendedora de flores Eliza em uma dama da alta sociedade.

ok

Volta por cima (2001)

A inspiração do filme em ‘Sonho de uma noite de verão’, de Shakespeare, é bem óbvia: no filme, os personagens encenam uma versão da peça no teatro da escola. O quarteto amoroso também é retratado, mas sem as fadas e elfos presentes no clássico do século XVI.

easy-a-poster

A mentira (2010)

A trama é baseada no livro ‘A letra escarlate’, escrito em 1850 por Nathaniel Hawthorne. Conta a história de Hester Prynne, humilhada publicamente e condenada a usar a letra ‘A’, de adúltera, costurada nas roupas, após ter um filho fora do casamento. No filme, a história é diferente: Olive, a protagonista, ganha má fama no colégio após uma pequena mentira tomar proporções enormes. Assim como Hester, usa uma letra ‘A’ nas roupas.

Fonte: guiadoestudante