Matemática é a matéria favorita das crianças brasileiras, revela pesquisa

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

36% do público que participou do estudo gosta mais dos números do que das letras.

478944793

Quem disse que os cálculos matemáticos assustam a criançada? Uma pesquisa feita presencialmente com 1.700 crianças, entre 6 e 9 anos, em todo o Brasil revelou que a preferência nacional nas salas de aula são os números: a matemática é a matéria favorita de 36% dos entrevistados. De acordo com o levantamento, português vem em seguida, com 17%.

O estudo, feito pela Ipsos Media CT, também revela que o terceiro lugar no pódio fica com a matéria de artes (10%). E (quem diria!) no país do futebol, apenas 9% das crianças consideram a educação física sua matéria favorita.

“A preferência pela matemática revela uma característica das famílias de hoje. As crianças participam das decisões, inclusive no orçamento familiar, e se interessam em assuntos sobre como usar a mesada e controlar gastos”, diz Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos Media CT.

Outra hipótese para o amor aos números é uma abordagem moderna sobre o tema nas escolas. “Mudou aquela ideia de que apenas ler e escrever é importante. Há algum tempo, tem-se usado uma proposta que traz a criança para o centro do ensino de matemática”, comenta Eliane Reame, assessora de matemática da Escola Cidade Jardim PlayPen (SP).

Para ela, a preocupação dos professores com o lado lúdico da aprendizagem e o cuidado em ouvir as hipóteses matemáticas que os alunos propõem são medidas positivas. “Essas iniciativas das escolas e dos professores ajudam a criança a se libertar do temor inicial da matemática”, explica Eliane.

Fonte: http://revistacrescer.globo.com

Inscreva-se para receber nossos informativos

Receba atualizações sobre as melhores práticas na gestão bovina.

Mais informativos

5 dicas para produzir uma redação nota 1000

Não é novidade que a redação do Enem é fundamental para a sua nota final no Exame, certo? Afinal, ela compõe 20% da pontuação total, o que quer dizer que é muito importante que você se saia bem nessa etapa para conseguir o curso dos seus sonhos.Porém,

5 dicas para melhorar sua leitura

Confira cinco dicas que melhorarão sua leitura e compreensãoÉ fato que diversas vezes desistimos de fazer a leitura de um livro ou um texto,por não conseguirmos entender e extrair as ideias principais. Isso também ocorre em diversas situações nos vestibulares, já que também acabamos errando diversos exercícios