O Desenvolvimento da Criança na Educação Infantil

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Quando falamos de desenvolvimento infantil, não podemos deixar de ressaltar aspectos importantes, tais como:

  • A criança não se desenvolve de forma linear; muitas vezes, ocorrem avanços e retrocessos.
  • O desenvolvimento infantil é um processo gradativo; ele possui várias fases.
  • Cada criança é um ser único, por isso é preciso respeitar o seu tempo e suas necessidades.
  • O excesso ou a falta de estímulos pode interferir nesse processo, levando a dificuldades futuras.
  • Se cada criança é um ser único, não devemos fazer comparações entre elas, mesmo que tenham a mesma idade.

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Podemos observar quatro áreas no desenvolvimento de uma criança, as quais são: a física, a cognitiva, a emocional e a social. Essas áreas necessitam estar sintonizadas e precisam se desenvolver na mesma proporção. Uma criança que no dia a dia tem contato com livros, com a internet, com jogos de construção, mas que, ao mesmo tempo, não tem o hábito de frequentar playgrounds, praticar esportes e ter pequenas responsabilidades, como tomar banho ou vestir-se sozinha, indiscutivelmente terá uma área cognitiva prevalecendo sobre as outras.

É comum nos depararmos com crianças com menos de cinco anos que já leem e escrevem algumas palavras, comportamento que gera dúvidas nos pais, os quais começam a se questionar se seu filho se encontra na série correta ou se não deveria frequentar uma turma mais “avançada”.

Nesse caso, não podemos esquecer que essa competência se apresenta nos momentos em que a criança quer, sem que o escrito ou a leitura possua um significado ou uma função social. Se exigirmos a escrita como tarefa diária dessa criança, ela apresentará dificuldades, pois emocionalmente estará em outra fase. Além disso, essa atividade, antes prazerosa, passará a ser cansativa, pois suas habilidades motoras não estarão preparadas para o momento.

Por fim, é preciso mencionar o aspecto social. Em uma turma mais avançada, o relacionamento da criança com os colegas da sala poderá ser comprometido, afinal ela buscará brincadeiras de sua idade e não da idade das crianças do grupo em que ela se encontrará, o que não permitirá a criação ou o fortalecimento de vínculos.

A primeira infância é uma fase muito importante e deve ser tratada como tal, pois é a base para o desenvolvimento do indivíduo como um todo. A curiosidade é nata nas crianças, o que faz com que elas constantemente busquem respostas. À medida que elas desenvolvem as competências linguísticas, elas começam a se expressar de outras formas; nesse momento, as competências físicas, emocionais e sociais se integram, propiciando o desenvolvimento cognitivo.

Onde e como a criança pode construir e interiorizar regras, saber compartilhar, aprender a lidar com as frustrações, conquistar autonomia, ser autoconfiante, desenvolver a coordenação motora e ser protagonista da sua história?

A Educação Infantil pode proporcionar tudo isso e muito mais. Por isso, o espaço escolar deve oferecer condições, meios e oportunidades para que a criança utilize seus conhecimentos prévios e construa novas aprendizagens.

A criança aprende através de desafios, em um ambiente atrativo e organizado. Ao ser desafiada, ela adquire novas formas de pensar, provocando a imaginação, o desenvolvimento da sensibilidade e a construção do conhecimento.

O convívio com outras pessoas é outro aspecto fundamental, pois ele proporcionará a aprendizagem da diversidade, como também o aprendizado de regras sociais e de convivência.

A parceria entre escola e família é o que vai consagrar todo o trabalho realizado na Educação Infantil, e o respeito e a confiança são as bases que garantirão o sucesso dele.

*Vera Lucia Fernandes é pedagoga e psicóloga, com especialização em Psicopedagogia no Centro Universitário FIEO, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo, unidade Alphaville.

 

Fonte: www.objetivo.br

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