Assinar
Educação para Vencer. Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio com Pré-Vestibular e ENEM

A importância da Orientação Vocacional

Atualmente, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia gera mudanças cada vez mais acentuadas no mercado de trabalho, fazendo com que este esteja sempre em uma contínua metamorfose. O conhecimento científico e a tecnologia revolucionaram as bases materiais e morais do Ser Humano, modificando as aspirações do homem.

Esses avanços representam influência considerável em todas as áreas da vida; no mercado de trabalho, por exemplo, além de competência para o cargo a ser desempenhado, são exigidas do profissional novas habilidades que vão se tornando imprescindível, tais como saber trabalhar em equipe,  ter criatividade, propiciar resultados, desenvolver pessoas.  Essas habilidades são essenciais para que o profissional possa realizar, satisfatoriamente, o seu trabalho dentro dessa nova realidade.

Diante disso, o processo de orientação vocacional e profissional frente ao século XXI auxilia o indivíduo a encontrar uma identidade profissional, orienta a estruturação de sua identidade pessoal, favorecendo assim a elaboração de um projeto de vida.

A Orientação Profissional / Vocacional pode ser definida como um processo de autoconhecimento e conhecimento do mercado e das profissões, com o objetivo de auxiliar o indivíduo na escolha de uma profissão que responda a seus anseios. Assim, reduz-se o risco de frustrações no âmbito profissional,o gasto de tempo e de dinheiro, além do desgaste emocional. E mais ainda: possibilita a mudança de profissão àquelas pessoas que não se identificaram com a ocupação atual ou buscam novas áreas de atuação.

i397693

A todo momento de nossa trajetória profissional podemos vivenciar dificuldades em efetuar escolhas, tais como: Prestar o vestibular; Escolher uma pós-graduação;Definir áreas específicas de atuação;Reavaliar escolhas efetuadas anteriormente;Redefinir projetos profissionais;Preparar-se para a aposentadoria, entre outras.

Como você pode perceber, durante toda a vida estamos efetuando escolhas profissionais. Em alguns momentos, as dificuldades de escolha podem gerar incertezas, dúvidas e até mesmo impasses que podem ser enfrentados com o apoio e orientação de um Psicólogo.

Podemos definir dois grandes objetivos na condução de uma Orientação Vocacional: 1- a promoção do AUTOCONHECIMENTO e 2- a busca de

INFORMAÇÃO PROFISSIONAL.

Durante o processo de Orientação as atividades desenvolvidas estarão sempre voltadas para estes dois objetivos, identificando seus interesses, valores e aspirações enquanto são pesquisados e discutidos aspectos da realidade sócio profissional. O programa de orientação pressupõe a utilização de diversos instrumentos como entrevistas, atividades lúdicas, questionários e testes psicológicos.

Gostaria de salientar a importância da escolha da profissão, segundo dados recentes do Jornal Folha de São Paulo, somente 42% dos jovens que ingressam em um curso superior conseguem concluir a faculdade. Isso poderá ocorrer devido a vários fatores, mas, certamente, a escolha inadequada é uma questão que pesa muito para que isso aconteça.

A carreira profissional deve ser escolhida mediante a descoberta de suas habilidades, gostos, perspectivas futuras e não porque a profissão está na moda, tem uma alta remuneração ou é tradição na família e deve ser seguida. Com certeza uma escolha feita conscientemente, levando em consideração seu autoconhecimento e a realidade profissional propiciará ao jovem uma motivação e uma carreira prospera.

Neste contexto, a Orientação Vocacional torna-se um excelente instrumento de apoio nesta escolha do jovem e a Orientação Profissional auxiliará aquele que já atua no mercado de trabalho a obter um autoconhecimento, direcionar-se para uma nova carreira, ou mesmo, continuar investindo na atual profissão.

Você, estudante, que tem na sua escola um serviço de apoio nessa área; não perca a oportunidade, busque-o, questione, incite seus pais a conversarem com o profissional executante. Esse “detalhe” pode fazer muita diferença para seu futuro.

EuripedesCastellan Pereira

Psicólogo – CRP 03/00694